Sete Sintomas Sutis do Orgulho

Por Fabienne Harford


O orgulho irá te matar. Para sempre. O orgulho é o pecado que provavelmente mais te deixará distante de clamar por um Salvador. Aqueles que pensam que estão bem não irão procurar por um médico

O orgulho é tão perigoso quanto difícil de diagnosticar. Quando se trata de diagnosticar nossos corações, aqueles de nós que têm a doença do orgulho enfrentam um grande desafio em identificar a própria doença. Orgulho infecta a nossa visão, levando-nos a ver a nós mesmos através de uma lente que nos colore e distorce a realidade. O orgulho irá retratar até mesmo a nossa feiura pecaminosa como algo bonito e louvável,

Nós não podemos concluir que não enfrentamos o orgulho só porque não vemos orgulho em nossos corações. Aqueles momentos aprazíveis quando eu dou tapinhas em minhas costas pelo quão bem eu estou me saindo, são os momentos em que eu deveria ficar mais alarmado.

Em seu ensaio O Orgulho Não Detectado (Undetected Pride), Jonathan Edwards elenca sete sintomas sorrateiros do orgulho.

1. Um Espírito Intransigente
Ao mesmo tempo em que o orgulho nos leva a sermos seletivos quanto ao mal que enxergamos em nós mesmos, ele também nos leva a sermos seletivos quanto a bondade de Deus nos outros.

Quando me sento para escrever um sermão ou estudar uma passagem bíblica, é o orgulho que me induz à terrível tentação de evitar a intervenção que o Espírito Santo faz em meu coração e no lugar elaborar mentalmente uma postagem de blog ou planejar uma conversa hipotética com pessoas que “realmente necessitam ouvir isso”.

Edwards diz,

“A pessoa espiritualmente orgulhosa demonstra seu orgulho através do apontamento das falhas dos outros santos… O cristão eminentemente humilde tem tanto o que fazer em sua casa e ele enxerga tanto o mal em si mesmo que ele não está habilitado a se ocupar muito com o coração alheio”.

2. Um Espírito Intransigente

Aqueles que são acometidos pela doença do orgulho em seus corações falam sobre o pecado alheio com desdém, irritação, frustração ou julgamento. O orgulho reside em nosso menosprezo em relação às lutas dos outros. Ele está escondido em nossas piadas a respeito da “loucura” de nosso cônjuge. Ele pode até estar oculto nas orações que fazemos em favor de nossos amigos que estão – sutilmente ou não – maculadas com uma irritação exasperada.

Edwards novamente escreve: “Cristãos que não passam de 55 deveriam ao menos tratar uns aos outros tanto com humildade quanto com mansidão assim como Cristo os trata”.

3. Superficialidade

Quando o orgulho habita em nossos corações, nós nos preocupamos muito mais com a percepção que as outras pessoas têm de nós do que com a real condição de nossos corações. Nós combatemos os pecados que possuem um impacto na forma como os outros nos veem, mas ficamos em paz com aqueles que ninguém vê. Nós alcançamos grande êxito naquelas áreas da santidade que demonstram grande responsabilidade, mas nos preocupamos pouco com os pecados cometidos em secreto.

4. Andar na Defensiva

Aqueles que se apoiam somente no poder da justiça de Cristo encontram um abrigo seguro contra os ataques dos homens e de Satanás. A verdadeira humildade não se desequilibra e não se coloca em uma postura defensiva quando desafiada ou repreendida, mas em vez disso continua a fazer o bem, descansando a alma em nosso fiel Criador.

Edwards diz: "Para o cristão humilde, quanto mais o mundo estiver contra ele, mais silencioso e firme ele permanecerá, a menos que seja dentro de seu quarto de oração, pois lá ele não ficará quieto."

5. Presunção Diante de Deus

A humildade nos aproxima de Deus através da submissa segurança em Cristo Jesus. Se "submissão" ou a "segurança" estiverem faltando nessa equação, nossos corações podem muito bem estar infectados com o orgulho. Alguns de nós são ousados diante de Deus, mas se não formos cuidadosos, podemos nos esquecer que ele é Deus.

Edwards escreveu, “Alguns, por conta de sua grande alegria diante de Deus, não levam suficientemente em conta ao conselho contido no Salmo 2:11 - "Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos nele com tremor."

Outros de nós não possuem ousadia diante de Deus. O que pode soar como humildade, mas na realidade é um outro sintoma de orgulho. Nesses momentos, nós estamos afirmando que acreditamos que os nossos pecados são maiores do que a Sua graça. Nós duvidamos do poder do sangue de Cristo e nos atemos em olhar para nós mesmos ao invés de Cristo.

6. Desepero Por Atenção

O orgulho é sedento por atenção, respeito e reverência em todas as suas formas.

Talvez o orgulho apareça como uma desavergonhada vanglória sobre nós mesmos. Talvez ele esteja em nossa incapacidade de dizer "não" a ninguém, porque nós necessitamos ser necessários. Talvez ele esteja em nossa obsessiva vontade de casar - ou fantasiar sobre um casamento melhor - porque você está com sedento por ser adorado. Talvez ele se manifeste em seu desejo obsessivo pelo carro perfeito, ou pela casa perfeita ou pelo título perfeito no trabalho: tudo porquê você procura a glória que vem dos homens e não Deus.

7. Negligenciar o Próximo

O orgulho tem preferência por algumas pessoas em detrimento de outras. Ele honra àqueles que o mundo considera dignos de honra, dando mais peso às suas palavras, aos seus desejos e às suas necessidades. Eu sinto uma certa emoção quando as pessoas com "poder" me reconhecem. Nós, consciente ou inconscientemente, desprezamos o fraco, o inconveniente, e o pouco atraente, porque eles não parecem nos oferecer muito coisa.

Talvez muito mais pessoas lutem contra o orgulho do que imaginamos.

Porém, há boas noticias para os orgulhosos. Confessar o orgulho sinaliza o principio do fim para o orgulho. Isso indica que a guerra já está sendo travada. Apenas quando o Espírito de Deus está se movendo, nos conduzindo a humildade, é que podemos remover de nossos olhos as lentes do orgulho e enxergarmos a nós mesmo claramente, identificar a enfermidade e buscar a cura.

Através da graça de Deus, nós podemos uma vez mais nos voltarmos ao glorioso Evangelho no qual nos firmamos e usá-lo para identificar o nosso orgulho em todos os lugares secretos dentro de nós. Assim como o meu orgulho encoberto uma vez me conduziu à morte, o reconhecimento do meu orgulho me conduz à vida fazendo-me agarrar mais fortemente à justiça de Cristo.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
(Salmos 139.23-24)

_____________________________________________________________________________
Traduzido por Paulo Dib    |  O texto original pode ser encontrado aqui.

É permitida a reprodução e distribuição deste material em qualquer formato, desde que, não seja para fins comerciais, os nomes do autor e do tradutor sejam divulgados e o conteúdo original não seja alterado.

Quem sou eu

Minha foto
Cristão Protestante. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC (Unesp). Hoje trabalho como consultor em negócios imobiliários. Pós-graduado em Especialização em Estudos Teológicos, pela Mackenzie (CPAJ). Falo Inglês muito bem e espanhol porcamente. Sou muito bem casado e tenho dois filhos maravilhosos.

Seguidores

Twitter

function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } }

Sobre este blog