Brasil - Todos Iguais, mas uns mais iguais que os outros

Hoje pela manhã, não sei porque, me lembrei de um causo que me ocorreu há alguns meses atrás e que ilustra muito bem a desigualdade neste país.

Calma querido leitor! Esse escriba amador não é daqueles que só ficam criticando o país, o governo, os políticos, o povo, etc. e etc. Não sou assim, e nem é esse o meu objetivo nessa postagem, ou seja, apenas criticar. Meu objetivo é pura e simplesmente relatar um causo que me ocorreu, causo este que eu lembro sempre com uma dose de bom humor, no velho "rir para não chorar"; e que pelo menos esse causo cause (sem trocadilhos) uma reflexão sobre nossa realidade e nosso país.
....
Vamos lá!
Novembro de 2008, estava agendada a minha cirugia refrativa dos olhos (traduzindo: cirurgia para corrigir miopia). Finalmente iria me livrar daquele incômodo e limitante par de óculos!! Minha alegria naquele dia era imensa, e olha que eu nem era tão cegueta assim, mas o fato de poder ser independente das lentes me trazia uma satisfação incrível.
Consultei um ótimo oftalmologista, que me deu todas as informações necessárias sobre o procedimento e também aquela dose de confiança para fazer a cirurgia, afinal, eu estava confiando a minha visão em suas mãos.
Após acertar os detalhes e pagamento da cirurgia, sim, pagamento, pois plano médico nenhum cobre esse tipo de cirurgia, a menos que vc seja um Mr. Magoo e tenha 6,0 graus de miopia; o médico me informou que a cirurgia seria realizada no Hospital de Olhos de Sorocaba (referência nacional)
...
A princípio eu pensei que fariamos o procedimento em São Paulo, pois a maioria dos oftalmologistas realizam cirurgias particulares por lá. No entanto, ele me garantiu que o hospital em Sorocaba era melhor e possuia equipamentos melhores.
Tudo bem, pensei eu, se lá é melhor, vamos lá! E realmente não tenho do que me queixar.
O mais engraçado é que alguns dias antes da cirurgia, havia passado na televisão uma reportagem sobre o Hospital de Olhos, relatando sua excelência e referência nacional, assim como o atendimento gratuíto pelo SUS (com filas intermináveis).
Bem, vamos ao que interessa! Chegou o tão aguardado dia! Segui o mapa que o médico havia feito e encontrei o hospital. Assim que cheguei ao prédio, que era numa esquina, tomei um grande susto! Me deparei com um páteo grande, lotado de gente, filas e mais filas, crianças catarrentas, idosos esperando por horas a fio, enfim, uma típica cena de SUS.
...
Mal adentrei o prédio e já ouvia pessoas reclamando com frases do tipo: "não aguento mais! Já é a terceira vez que venho aqui e não consigo agendar a cirurgia". Isso já tinha me desanimado e eu pensei com meus botões: "não vou operar meus olhos neste lugar, não!".
Após alguns instantes localizei um balcão de informações e me dirigi para lá. Logo à minha frente estava um casal de idosos que saiu do balcão com a seguinte resposta da atendente: "A máquina está quebrada. O técnico só vem na próxima semana". Nessa hora eu já estava convicto, não iria operar alí, e ponto final.
Por via das dúvidas conversei com a atendente:
- "Oi... aahn... eu tenho uma cirurgia agendada com o Dr. Fulano de Tal...
- "Ah, sim. É particular?" questionou a atendente.
- "Sim", respondi
- "O sr. entrou no portão errado. Dobre a esquina, continue na mesma calçada e entre no portão A".
- "Ok, muito obrigado"
...
Caro leitor, quando andei alguns metros, dobrando a esquina e chegando ao portão A, literalmente parecia que eu havia mudado de país. Me deparei com um hospital novo, moderno, com acabamento requintado, portas automáticas e tudo mais. Atendimento de primeiríssima qualidade. Tudo impecável.
Fui muito bem recepcionado, muito bem atendido antes e após a cirurgia, enfim, recebi todo o conforto e atenção que o meu dinheiro pôde pagar.
...
E justamente esta questão financeira que me entristeceu, mostrando claramente que no Brasil, pelo menos perante a Constituição, todos são iguais, porém, na prática, alguns são mais iguais que os outros. Graças a Deus eu tenho condições de arcar com despesas desse tipo. Mas a minha indagação e indignação é: E quanto aos milhões de pessoas que não podem sequer arcar com um convênio médico? É justo isso? É correto?
...
Num país que se diz cristão, ao meu ver, isso é inadmissível! E nós como cidadãos devemos tomar posição contra essa insensatez, fazendo aquilo que está ao nosso alcance. Protestando, cobrando de senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores que foram eleitos para isso! Não votando em pessoas que notadamente são desonestas ou que estão envolvidas em escândalos políticos!
Faça a sua parte! Pode parecer pouco diante de um país tão grande, mas é a sua parte!

4 comentários:

Lucas Mascarenhas 30 de julho de 2009 às 05:09  

Verdade.... infelizmente é assim por aqui, uns mais iguais que os outros!!!
Mas façamos a nossa parte

Flavia Pereira 30 de julho de 2009 às 05:11  

Parabéns Paulo!!
Esse causo ilustra bem a realidade que temos no Brasil!

Austin Bertanha 30 de julho de 2009 às 07:15  

Isso ai me camarada!!! Todos iguais... de longe, pois de perto depende de alguma$ coisa$!

Paulo Dib 30 de julho de 2009 às 07:16  

Valeu pessoal!! Não sou especialista em contar causos, mas como diria Didi Mocó: "Dou minhas cacetadas"!

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Cristão Protestante. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC (Unesp). Hoje trabalho como consultor em negócios imobiliários. Pós-graduado em Especialização em Estudos Teológicos, pela Mackenzie (CPAJ). Falo Inglês muito bem e espanhol porcamente. Sou muito bem casado e tenho dois filhos maravilhosos.

Seguidores

Twitter

function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } }

Sobre este blog