A Verdadeira Felicidade - uma vida com Deus

Por Paulo Dib



Muitas pessoas já fizeram a seguinte pergunta: “O que é felicidade?”.

Muitos não sabem ou não souberam responder. Outros tantos deram repostas das mais variadas possíveis:

- "Felicidade é Dinheiro no bolso"

- "Felicidade é ter uma vida bem sucedida"

- "Felicidade é ter uma família grande e unida"

- "Felicidade é não ter problemas"

- "Felicidade é ter saúde"

- "Dinheiro não traz felicidade, mas manda trazer…"

Enfim, cada um idealiza um perfil de felicidade. Geralmente esse perfil contempla posses materiais ou o gozo dos chamados “prazeres da carne”.

No entanto, esses tipos de “felicidades” não são reais, uma vez que todos eles são efêmeros, perecíveis ou corruptíveis. A felicidade proporcionada pelos “prazeres da carne” dura alguns instantes, mas logo se vai, e logo volta o vazio interior. É uma felicidade passageira. É o que geralmente causa os vícios e compulsões, visto a necessidade de preencher esse vazio de novo, de novo e de novo…

O dinheiro e as posses materiais são semelhantes aos prazeres da carne, trazem bem estar por algum tempo, mas essa sensação logo passa.

Tão logo a sensação de “felicidade” proporcionada pelo dinheiro e pelas posses se vai, tão logo fica um vazio interior novamente. Esse vazio tem que ser preenchido. É a partir daí que se abre espaço para a ganância, para a busca desenfreada por dinheiro e bens. É algo que nunca tem fim. Quem tem como ideal de felicidade o vil metal nunca alcança contentamento. Quanto mais tem, quanto mais quer.

Alguns até tentam ser “humildes” e traçam uma meta: “Quando eu tiver tantos mil reais, daí sim estarei satisfeito”. Durante o percurso para se alcançar a meta a pessoa fica “feliz” pela motivação de alcançar a meta desejada. O problema começa justamente quando o objetivo é alcançado (os tantos mil reais). Penso que se experimenta uma sensação semelhante ao do alpinista cuja meta é escalar uma montanha. Quando ele chega ao cume do monte não há mais o que ser feito, não há mais objetivo a ser alcançado. Só resta descer.

Da mesma forma que o alpinista busca um monte mais alto para subir, aquele que busca a felicidade no dinheiro irá propor a si mesmo uma nova meta de “tantos mil reais” ou “tantos milhões de reais”. Simplesmente não tem fim.

Mais miserável ainda é aquele que se propõe uma meta de “tantos mil reais” e não a alcança. Será perpetuamente frustrado e infeliz. Jamais irá experimentar a felicidade, nem mesmo aquela passageira proporcionada pela meta alcançada. Irá passar a vida inteira se lastimando, acreditando que a felicidade realmente está em cifrões, quando na verdade não está.

A felicidade verdadeira só pode ser encontrada quando aquele vazio interior é preenchido. Esse vazio tem um nome, ETERNIDADE. E somente Aquele que é eterno pode preencher esse vazio no coração do homem. Infelizmente as pessoas estão sempre procurando outras fontes de gozo e felicidade, mas se esquecem do Criador, o único que pode nos fazer plenos.

Uma vida com Deus é cheia de alegrias (Salmo 16.11). É indescritível a sensação de saber que se é amado incondicionalmente. De que independente de merecimento ou de erros cometidos, Deus nos ama e ponto final. É indescritível ser habitado por seu Santo Espírito. É inenarrável a paz proporcionada pela certeza da salvação e pela certeza de que Deus nos acompanha onde quer que estejamos (Salmo 139.7-12).

E o mais incrível é que tudo isso está à disposição de quem desejar. De graça. Basta apenas confessar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e entregar a vida a Ele.

Com toda certeza, aquele que se entrega a Deus, desfruta da mais plena felicidade, assim como tem a garantia de uma vida próspera e prazerosa. A simples presença de Deus produz felicidade, prazer e prosperidade.

Não entenda por prosperidade uma vida isenta de problemas, uma fortuna no banco, carros importados e mansões. Entenda por prosperidade bíblica uma paz interior que vai além dos seus problemas, comunhão profunda com Deus, boa saúde, harmonia em seu lar e família, ser bem sucedido em tudo o que faz e não ter falta de nada.

É verdade que aquele que crê em Deus recebe galardões (Hebreus 11.6), ou seja, presentes, e esses presentes são para tornar a nossa existência mais prazerosa (pura bondade de Deus), mas esses presentes não devem ser o nosso foco, pois eles não são a verdadeira Felicidade. A verdadeira Felicidade tem nome de gente: JESUS.

5 comentários:

Albuquerque e Cia 16 de novembro de 2009 às 11:22  

Verdadeiramente não existe felicidade fora Dele.

João Bean 16 de novembro de 2009 às 13:41  

Corretíssimo meu amigo, sem Jesus não há felicidade. É simplesmente impossível haver plenitude separado de Deus.

Marcela 27 de novembro de 2009 às 11:27  

Ser feliz é viver em Cristo... Estas outras coisas, o estar feliz, ou o estar satisfeito com aquilo que é efêmero é triste, perdão pelo trocadilho. Aquilo que é estado acaba um momento ou outro, enquanto o que "é" permanece! Muito melhor é o SER em Cristo!!

Juliano Alcântara 11 de dezembro de 2009 às 05:41  

Ainda bem que somos felizes, ou seja, temos Jesus.

Valter Maia 2 de abril de 2011 às 03:39  

E ainda que eu falasse a lingua dos Anjos,se eu não tiver amor,nada serei...

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Cristão Protestante. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC (Unesp). Hoje trabalho como consultor em negócios imobiliários. Pós-graduado em Especialização em Estudos Teológicos, pela Mackenzie (CPAJ). Falo Inglês muito bem e espanhol porcamente. Sou muito bem casado e tenho dois filhos maravilhosos.

Seguidores

Twitter

function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } }

Sobre este blog