Ódio à religião

Por Paulo Dib


A  religião sempre está focada no fazer, na performance, em nosso desempenho. Religião inevitavelmente produz religiosidade, é uma ordem lógica. E a religiosidade sempre traz uma extensa lista sobre o que eu devo ou não fazer. Se eu “cumprir” todas as regras serei “aprovado e amado” por Deus. Se eu não "cumprir" todas as regras estou “frito”.

A religiosidade só pode nos conduzir invariavelmente a dois caminhos:

Caminho n.° 1 - ORGULHO – "Sim, eu consegui. Cumpri todas as regras. Sou melhor do que aqueles que não as cumprem. Agora Deus me ama! Mas fiz por merecer!"

Caminho n.° 2 - DESESPERO – "Eu não consegui, eu falhei. Tento seguir a religião, mas não consigo! É difícil demais para mim. Deus não me ama! Mas também, quem iria amar alguém que não consegue fazer nada direito."

O vídeo abaixo sintetiza bem o que estou dizendo, nas palavras do Pr Mark Driscoll.

Não estou aqui afirmando que não exista a religião verdadeira. Ela existe. No entanto a religião verdadeira não está em uma determinada denominação ou grupo, mas ela está em uma pessoa, tem nome de gente: JESUS CRISTO.

Você pode se perguntar, mas o que é religião então? Religião provém do latim religare, usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar". Mas religar o que? O homem caído ao seu Criador.

Jesus Cristo é o único que nos liga novamente à divindade . Somente Ele nos liga de volta ao Pai (Jo 14.6 – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim). A isso chamamos de união mística onde, sendo Cristo Deus, nos uniu à divindade e agora, dele, derivamos vida verdadeira.

Enquanto a religião diz “faça isso” ou “não faça aquilo” a Verdadeira Religião, que é Jesus, diz “já fiz, já está pronto, já está consumado! Não há nada que você possa ou precise fazer”

Reflita nisso!




4 comentários:

João Bean 18 de janeiro de 2011 às 16:35  

Tá cumprindo a promessa e postando toda semana irmão?? hauhuahe

Qto a religião as pessoas tem que entender que foram chamadas para ser algo e não para fazer algo.
Jesus já fez o que tinha de ser feito.

Lucas Mascarenhas 19 de janeiro de 2011 às 08:09  

Um pouco de Faça isso mais um tanto de não faça aquilo = salvação nessa concepção doida.

É uma receita velha e podre. Não foi à toa que teve a Reforma.

Em grandes partes devemos isso ao pietismo que muito influenciou a igreja,principalmente aqui no Brasil.

Paulo Dib 20 de janeiro de 2011 às 03:09  

É João, estou fazendo o que posso. Meu objetivo é uma postagem por semana.
Só peço graça a Deus para que eu consiga, rsrsrs

Concordo com vc, fomos chamados para ser.
O ser produz o fazer e não o inverso.

Paulo Dib 20 de janeiro de 2011 às 03:10  

Grande Lucas!!

Bom ter vc por aqui de novo.

É verdade... a receita é velha d+

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Cristão Protestante. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC (Unesp). Hoje trabalho como consultor em negócios imobiliários. Pós-graduado em Especialização em Estudos Teológicos, pela Mackenzie (CPAJ). Falo Inglês muito bem e espanhol porcamente. Sou muito bem casado e tenho dois filhos maravilhosos.

Seguidores

Twitter

function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } }

Sobre este blog