O Deus verdadeiro afronta os deuses desta terra

Por Paulo Dib


A pregação do culto de domingo (aliás, que culto maravilhoso), santa ceia, me inspirou a escrever este post compilando um breve estudo sobre como Deus confrontou os deuses do Egito em cada uma das pragas desferidas contra aquela nação, descrita no livro de Êxodo.


Num paralelo rápido, domingo o Bp. César, dirigido pelo Espírito Santo, ministrou a respeito de Deus derrubar e envergonhar os deuses desta terra.


Palavra de juízo: “todos os deuses irão falhar. Tudo aquilo em que você coloca a sua confiança, ao invés de Deus irá falhar... Dinheiro, poder, status, emprego, empresa, pessoas, pastor, religião, não importa. Tudo irá falhar para demonstrar que a nossa confiança deve estar somente no Deus verdadeiro”.

Foi exatamente o que ocorreu no Egito, tudo aquilo que eles confiavam falhou. Todos os deuses cultuados falharam, foram envergonhados, se mostraram totalmente incapazes de socorrer aquele povo idólatra diante da ação do Todo-Poderoso.

O texto de Êxodo declara que o confronto entre Moisés e o faraó é, na verdade, a luta entre o Deus verdadeiro, Jeová, e os deuses falsos do Egito (Êx 12.12 / 15.11 / 18.11). O Senhor colocou Moisés “por Deus” (representativamente), para que pudesse se opor ao faraó em pé de igualdade, já que o cargo de faraó era a expressão física do deus sol Aton, ou Rá (Êx 7.1).

Muitos estudiosos identificam divindades específicas como alvos de cada uma das dez pragas. O fato é que ao executar as pragas, especialmente ao escurecer o sol no Egito e interromper o ciclo faraônico de divindade com a praga da morte, Deus se apresentou como Senhor dos egípcios.
O quadro abaixo demonstra o comparativo entre as pragas e as divindades atingidas:


As pragas e os deuses do Egito
Nilo transformado em sangue

Êx 7.14-25
Knum – guardião do Nilo;
Hapi – Espírito do Nilo

Rãs

Êx 8.1-15
Hect – com forma de rã, deus da ressurreição


Piolhos

Êx 8.16-19
Leb – deus da terra


Moscas

Êx 8.20-32
Quepara – deus besouro
Morte dos Rebanhos

Êx 9.1-7
Hathor – deusa-mãe; com forma de vaca
Apis – Touro do deus Pita; símbolo de fertilidade
Feridas Purulentas

Êx 9.8-12
Imotepe – deus da medicina
Granizo

Êx 9.13-35
Nut – deusa do céu
Ísis – deusa da vida
Set – protetor da colheita
Gafanhotos

Êx 10.1-20
Ísis – deusa da vida
Set – protetor da colheita
Trevas

Êx 10.21-29
Rá, Aten, Atum, Hórus – todos deuses do sol
Morte dos primogênitos

Êx 11.1-12
A divindade de faraó: Osíris, o doador da vida

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jr 17.5)


"Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim." (Isaías 46.9)


Somente ao SENHOR a glória, o louvor e a adoração. Confia, óh minha alma no SENHOR da tua salvação.

5 comentários:

Eric 3 de agosto de 2010 às 07:21  

Muito bom! Valeu, Paulo!

Paulo Dib 3 de agosto de 2010 às 11:27  

Obrigado pela visita Eric.

Esse foi um estudo muito resumido, mas já dá para nos alegramos em ver na prática o Deus verdadeiro desmascarando e envergonhando os falsos

João Bean 5 de agosto de 2010 às 06:42  

Muito bom esse comparativo!

Uma nação com tantos deuses e nenhum deles pode resolver a calamidade...

Infelizmente isso é realidade nos dias de hj, muitos só conseguem enxergar o Deus verdadeiro qdo os falsos falharam, cairam e desobstruíram o campo de visão

Patrícia Almeida 5 de agosto de 2010 às 06:51  

deus rã, deus touro, deus da colheita, deus disso, deus daquilo... fala sério!! Quanta cegueira!

Pior que isso só acreditando no Inri Cristo. rsrsrsrsrs

E dizem que nós q acreditamos no Deus verdadeiro somos loucos. Francamente!!

conferencista Bruno Chagas 8 de novembro de 2010 às 05:36  

Paulo Deus lhe abençoe por facilitar a minha vida sou pregador e irei ministrar em um congreso sobre o tema Ex 3:14 Eu Sou o Que Sou, e oque vc colocou sobre os deuses do egito me ajudou muito na criação do esqueleto de meu sermão,grande abraço

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Cristão Protestante. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC (Unesp). Hoje trabalho como consultor em negócios imobiliários. Pós-graduado em Especialização em Estudos Teológicos, pela Mackenzie (CPAJ). Falo Inglês muito bem e espanhol porcamente. Sou muito bem casado e tenho dois filhos maravilhosos.

Seguidores

Twitter

function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } }

Sobre este blog